+351 933 365 856

(Chamada para rede móvel Nacional)

ESTRATÉGIAS PARA BEBER ÁGUA

Attractive senior woman hiker walking outdoors in nature at sunset, drinking water.

Mesmo sem sentir sede, deve beber água várias vezes ao dia de modo a atingir o nível recomendado de ingestão. Caso não se recorde de o fazer, existem estratégias para que não descure o consumo de água.

  • Tenha sempre consigo, e de forma visível, uma garrafa de água.
  • Marque uma garrafa com várias divisões/etapas, apontando as horas a que tem de beber água.
  • Se não gosta do sabor da água, aromatize-a com frutas ou citrinos e hortelã ou menta. Vai dar-lhe um sabor mais agradável.
  • Faça chás ou infusões, mas sem adicionar açúcar. Além de hidratarem, têm funções benéficas para a saúde.
  • Utilize aplicações para o telemóvel ou coloque alertas no mesmo para que o recordem de quando tem de beber água.
  • Opte pela água para acompanhar as refeições.

A quantidade certa:

O organismo não adquire água apenas pela sua ingestão. Ela é também obtida através de alimentos com alto teor de água, como o tomate, a laranja ou sopas. O leite e alguns sumos são também uma fonte de líquidos. Contudo, é necessário ter em atenção que algumas bebidas contêm outros ingredientes, como álcool ou cafeína. É o caso dos refrigerantes, cervejas ou café, os quais não devem ser consumidos em substituição da água. Beber água é imprescindível, devendo ser feito mesmo quando não se sinta sede. Para adultos saudáveis, o recomendável é a ingestão de cerca de 1,5 a 3 litros por dia. Contudo, a quantidade de água que o organismo necessita depende de alguns fatores: idade, se se está grávida ou a amamentar, a intensidade da atividade física que se pratica ou até do clima.

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.